about me
Sou uma mulher enérgica, sensível e comunicativa, características que carrego desde a infância. Essa inquietação, somada ao anseio por conhecer melhor a mim e o mundo, me levaram a desenvolver uma mente curiosa e interessada, mas sonhadora e viajante. Inicialmente, através de livros, filmes, pessoas e suas histórias. Depois, indo-e-vindo, no sentido literal, quando passei a adquirir perspectiva através dos meus próprios olhos.
Atualmente vivo em São Paulo, mas nasci e cresci em Fortaleza, no Ceará. Carrego boas lembranças de uma infância abundante em natureza, pé na areia, cheiro de mar, pele dourada e passeios de bicicleta. Lembro sobretudo da música, sempre presente como pano de fundo cotidiano, em especial nos momentos em família. Saí da casa dos meus pais pela primeira vez aos 20 anos. Fui trabalhar por um período em St. Petersburg, na Flórida, durante as férias universitárias.
Dois anos depois, embarquei novamente. Daquela vez para estudar por um semestre em Santiago de Compostela, na Espanha, oportunidade viabilizada por uma bolsa de estudos integral para a qual fui selecionada na Universidade de Fortaleza. Neste período, tive oportunidade não só de aprender, viajar e conhecer diversos países, enriquecendo o meu repertório cultural e humano, mas de me conhecer e me reconhecer como mulher e indivíduo. Foi um tempo de muito crescimento.
Já faz 6 anos que me mudei efetivamente de Fortaleza, e desde então morei em São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis. Também vivi uma temporada em Portugal no início de 2023, mas a minha base, profissional e familiar, encontra-se atualmente na capital paulista. Mudanças e decisões que foram motivadas por desejos e aspectos ora pessoais, ora profissionais, ora todos juntos. Até que venha o próximo destino.
Em razão das tantas facetas que cultivo, me considero uma mulher múltipla. Que sente e vive com intensidade, que nutre e valoriza um bom círculo de amizades, preza pela integridade em tudo que experimenta, e tem sede de vida.
Carrego uma percepção aguçada sobre mim e o que me cerca, e aprendi a recorrer à escrita para processar, nomear e traduzir tudo isso. Sou movida por pessoas e conexões, e acredito que uma das melhores formas de expandir o olhar e adquirir conhecimento é através não só do estudo e do intelecto, mas de vivências e experiências que acumulamos, nossas e alheias.
Tive, ainda, outros aliados ao meu desenvolvimento: a música, a dança e o esporte. Por anos, foram o meu universo particular preferido. Onde nasceram as minhas amizades e relações mais profundas e significativas. Os espaços que amava ocupar e fazer parte. Onde eu me sentia inteira e viva.
Quando ingressei no ensino médio, essa realidade foi se transformando e eu lidei, por anos, com um paradoxo. De um lado, eu me guiava pela sensibilidade e expressão; por outro, pela praticidade e obstinação. Transitei por esses mundos separadamente, como se um não pudesse tocar o outro, até que eu me desconectei completamente. Tornei-me indiferente a tudo que envolvesse expressão e arte; afinal, eu não podia mais me distrair do que eu entendia ser a construção de um caminho profissional sólido, então escolhi fazer Direito.
Depois de formada, entre o exercício da advocacia e uma pós-graduação, mergulhei na preparação para as carreiras jurídicas. Logo quando fui aprovada para a segunda etapa do concurso do MPCE, veio a pandemia, instituiu-se o lockdown e todas as provas foram suspensas. Essa pausa abriu o espaço necessário para que eu pudesse revisitar os meus valores, analisar meus interesses, reconhecer novos desejos e refletir sobre quais escolhas profissionais gostaria de fazer dali em diante.
Ao identificar um intenso desejo de me permitir explorar novas possibilidades, e entendendo como possível o desenho de um projeto de vida no qual coubesse de maneira inteira e genuína, eu me movimentei. Deixei para trás a trajetória jurídica, abrindo mão de seguir adiante nas fases daquele concurso, apesar da recém-conquistada aprovação. Me pus a estudar, me capacitar, trabalhar e explorar. Passei a compartilhar conteúdos nas redes sociais e a dividir a minha trajetória de mudanças. Trabalhei com orientação profissional e de carreira; consultorias de organização e gestão do tempo; mentorias individuais e coletivas para empreendedoras, guiando o desenvolvimento de seus negócios e projetos; tudo isso enquanto seguia a minha curiosidade, atenta a novas descobertas.
A minha trajetória é marcada por momentos de virada, os quais eu atravessei com energia e coragem. Possuo uma capacidade de enxergar possibilidades e materializar ideias, aliada a uma orientação natural à ação e liderança, que fizeram com que o meu trabalho migrasse para um público específico: pessoas que movimentam o mundo através dos projetos que desenvolvem, e desejam ocupar novos espaços profissionais, bem como materializar ideias sem deixar de se reconhecer e se realizar naquilo que fazem.
Carrego um olhar apurado e perspicaz, sensível ao outro e ao mundo, e uma habilidade de traduzir e transformar tudo isso em ação e mensagem, para mim e para quem acompanho. É o lets bora, na prática, que vivo e promovo todos os dias. Dois universos, antes fragmentados, hoje se fundem num só: o meu.
Nos últimos 3 anos, venho estudando sobre comportamento humano, desenvolvimento de negócios, carreiras, construção de narrativa e branding pessoal, através de livros, aulas e cursos livres, bem como podcasts e cursos específicos como: Psicologia Positiva (pós-PUCRS); Inovação & Futuros (Aerolito); Influência e Evidência: Construindo Relevância e Reputação para Pessoas e Marcas (Box1824); Music Branding e Marketing Sensorial (ESPM); Serviços e Experiências no Mercado de Luxo (ESPM + Vogue); Business Class (Sophia Amoruso); Brand Storytelling & Branded Content (Patrícia Weiss); entre outros.
Refuto a ideia de que há um único caminho. A vida, e dentro dela o trabalho, pode ser veículo de realização e autoexpressão. Não há necessidade de se reduzir a uma única faceta. Gosto de entrevistar, ouvir pessoas e suas histórias, assim como vivê-las, escrevê-las e contá-las. Adoro me comunicar, mas há algo de muito especial em somar na construção da comunicação do outro. Ocupar o palco, mas também o bastidor; ora protagonista, noutras coadjuvante, sendo impulso, coragem e visão para aqueles que me cercam, enquanto
também cresço, junto. Este site nasceu do meu desejo de possuir um espaço onde eu pudesse me expressar, compartilhar minha história, minhas experiências e as lentes pelas quais enxergo o mundo. A escrita, a música e a fotografia são meus principais meios para isso. Aqui você pode acessar todas elas. É um espaço pensado para dividir reflexões, crônicas e ideias, assim como nuances do universo que vivo e sobre o que venho aprendendo, para nutrir de forma mais profunda os diálogos que estabelecemos. Vivo e mutante, como nós.